terça-feira, 21 de setembro de 2010

O primeiro dia na aula de filosofia

  As aulas começaram, e já existe um grupo de seis raparigas e de sete rapazes.
Ali é filho de um dos emigrantes marroquinos e outros nasceram um pouco mais longe. Eles falam sobre tudo, o país onde nasceram, a religião e até as diferenças que existe entre eles.
De repente entra a professora na sala de aula, e todos os alunos começam a perguntar o que é a filosofia, o que se faz para transitar de ano,  e como são os testes...
A professora começa por explicar o que é a filosofia, explicando passo a passo o que é a filosofia e do que se trata a disciplina, dizendo que a filosofia é o que fazem os filósofos, filosofar é pensar em liberdade, é também criticar, sem nunca rejeitar os problemas e as soluções.
 A Marta não percebeu nada do que a professora tinha explicado, pedindo que esclarecesse melhor.
Assim o fez, quando Marta lhe perguntou "se o universo algum dia terá fim" , coisas do género, e a professora respondeu que a filosofia era isso mesmo, é o pensamento filosófico.
 Mas a professora disse que os ajudaria a esclarecer as suas dúvidas, os seus trabalhos e que tinham também de trabalhar em equipa, porque sem esforço e bastante trabalho, ninguém vai longe.
Os alunos ficaram todos a olhar sem saber o que dizer, a única coisa que perceberam é que filosofia é de facto uma disciplina especial.
Dizendo a professora que filosofar é pensar com liberdade!
E assim tocou para a saída!

Nenhum comentário:

Postar um comentário