sábado, 25 de setembro de 2010

O que é a filosofia?

A filosofia é de uma certa maneira de estar no mundo, é uma forma de vida, é um modo de existencia humana. Como tal, supõe uma atitude existencial, esta palavra entende-se de uma forma constante de o homem viver a sua vida no mundo e na sociedade. O que caracteriza a a atitude filosófica é o facto de ela exprimir a totalidade do ser humano, como constante face à realidade, como forma habitual de reagir e de se comportar, de ver as coisas e de se relacionar com elas.
Se nos virarmos para a própria palavra filosofia e para o seu significado, veremos que esta palavra, usada por Pitágoras, deriva de duas raízes: filos- amigo, o que gosta, o que ama e sofia- sabedoria. Filosófo é, segundo o significado etimológico da palavra, aquela que ama que gosta e que o motiva a procurar a sabedoria.Julgar-se ou afirmar-se sábio é sinal de pouca sabedoria. Foi essa a lição que sócrates nos deixou. A frase que ele nos deixa " só sei que nada sei" manifesta a sua humildade e significa que a ignorância autoconsciente é superior a todo o falso saber.Impõe-se assim, uma atitude crítica, reflexiva, questionadora, interrogativa, do homem relativamente a si próprio, aos outros e a realidade que o rodeia, uma atitude filosófica.
A essa atitude interrogadora, que nada da própria procura e curiosidade humana relativamente ao saber, damos o nome de atitude filosófica, porque é uma atitude auto-consciencializadora, ou seja tem haver com a tomada de consciência por parte do homem, dos problemas fundamentais que a sua existência lhe coloca.
A atitude filosófica supõe tambem a lucidez ( a agudeza de espírito que é fundamental para compreender o que se encontra por detrás da ilusão, da aparência, da falsidade própria das opiniões do senso comum, para que o espírito procure o acesso a verdade. A verdadeira busca filosófica é uma procura humilde (reconhecimento das limitações e imperfeições humanas, do saber e do conhecimento). A coragem também está presente na atitude filosófica, se constituem como hábitos de muitos anos e é preciso ser-se corajoso para os substituir por uma vida mais saúdavel, em que a rotina seja substiuida pela criatividade. A atitude filosófica também se liga profundamente a uma autonomia e liberdade no pensar e no agir.

" A melhor maneira de nos iniciarmos na filosofia é colocar perguntas filosóficas:
  Como se tornou o mundo? Haverá uma vontade ou um sentido por detrás daquilo que acontece? Haverá vida depois da morte? Como podemos encontrar resposta para estas perguntas? E, acima de tudo, como deveríamos viver?"
                                             O mundo de Sofia, Gostein Gaarder

Nenhum comentário:

Postar um comentário